Estágios da Cárie e Tratamento

Estágios da cárie e tratamento

Nossos dentes são estruturas muito fortes e resistentes, mas para se manterem íntegros e saudáveis é preciso que tenhamos bons hábitos de higiene bucal, para que não sejam atingidos pela cárie. No interior de nossa boca se encontram bactérias normais do ambiente bucal. Quando nos alimentamos e não providenciamos a devida higienização bucal em seguida, os restos de alguns alimentos em contato com as bactérias normais são transformados e produzem resíduos na forma de ácidos.

Nossa saliva tem o importante papel de “lavar” esse ambiente e por conter sais minerais, irá reconstruir as áreas desmineralizadas do dente. É imprescindível a higienização bucal após cada refeição porque se resíduos de alimentos ficarem alojados entre os dentes, formará a placa bacteriana. Com o decorrer do tempo a placa irá corroer o esmalte do dente, formando a cárie.

OS ESTÁGIOS DA CÁRIE

1. Cárie Incipiente
    A placa bacteriana não removida pela escovação, em pouco tempo inicia a produção de ácidos. Esses ácidos irão atacar e corroer o esmalte do dente. Esse é o primeiro estágio da cárie, conhecida como cárie incipiente. Aparecem pequenas manchas esbranquiçadas, mas ainda não aparece cavidade no dente. Neste estágio a cárie pode ser remineralizada sem restauração.
  2. Cárie de Esmalte
    Com a formação de placa bacteriana sem que seja removida, neste segundo estágio, com o decorrer do tempo a placa irá corroer o esmalte do dente, iniciando a formação de cavidades no esmalte, apesar de ser muito duro. Pequenas manchas escuras aparecem no dente. Geralmente neste estágio você ainda não sentirá dor, já que o esmalte não tem terminações nervosas.
  3. Cárie de Dentina
    Depois do esmalte do dente ser afetado, em um terceiro estágio o esmalte é corroído profundamente e atingirá a dentina. Nesse estágio você já terá sensibilidade no dente, especialmente ao calor e ao frio, porque a dentina tem terminações nervosas e a cavidade no dente aumentará rapidamente.
  4. Infecção Pulpar / Abcesso
    Se não tratada, a cárie de dentina atingirá a polpa do dente, causando infecção, podendo causar um abscesso (bolsa de pus),causando dor intensa em um processo de inflamação irreversível, necessitando agora de um tratamento endodôntico (de canal) para salvar o dente.

CÁRIE, O QUE É E COMO PREVENIR.

Confira o que causa e como prevenir as cáries.

OS TIPOS DE CÁRIES

Embora a cárie seja mais comum em crianças, adulto também está sujeitos a ela. Os tipos de cárie são:

Cárie coronária: é o tipo mais comum. Ocorre tanto em criança como em adultos. A cárie coronária se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.

Cárie radicular: à medida que envelhecemos, as gengivas se retraem, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.

Cárie recorrente: a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração.

O MELHOR TRATAMENTO

Um dente acometido por uma cárie precisa ser tratado e restaurado. O profissional dentista irá limpar a área afetada retirando a cárie, medicar, tratar e restaurar reconstruindo o dente onde foi afetado pela cavidade da cárie. A restauração ou dentística restauradora é feita com o uso de resinas de coloração similar ao dente, devolvendo a sua boa aparência e estética.

A prevenção da cárie é mais saudável, menos dolorida e mais econômica. Por isso faça uma boa higiene bucal que inclui a escovação dos dentes após cada refeição e antes de dormir, o uso do fio dental e visitas periódicas e preventivas ao dentista com limpeza profissional.

A Amil acredita que o cuidado com a saúde deve ser completo. Por isso, ela criou um plano odontológico com a mesma força de sua marca, garantindo um tratamento integrado ao cliente com a máxima qualidade.

A Amil Dental oferece o que existe de mais avançado na odontologia e uma rede credenciada com mais de 35 mil opções de atendimento em todo o país.

Contar com a Amil Dental é ter a certeza de um sorriso saudável e ainda ver esse mesmo sorriso em milhares de crianças, graças ao nosso apoio ao projeto Turma do Bem, que leva tratamento odontológico gratuito a quem precisa.

Conheça o plano Amil Dental RJ, CLIQUE AQUI